segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Internet e Leitura

Livro aberto

Alunos que leem mais e de modo diversificado na internet têm desempenho melhor em leitura

Texto extraído do blog -  www.leituraescola.blogspot.com
FABIANA REWALD
DE SÃO PAULO

Atenção pais e professores: a internet ajuda a melhorar o desempenho em leitura. A conclusão é do Pisa, exame internacional que avalia as habilidades em leitura, matemática e ciências de estudantes na faixa dos 15 anos.
É claro que o estudo não se refere às fofocas no Facebook nem aos jogos na rede. Mas atividades como ler e-mails e notícias, participar de grupos de discussão, usar dicionários e fazer pesquisas são citadas como benéficas.
Luciana Allan, superintendente do Instituto Crescer, lembra características da internet que fazem a diferença. "Ter acesso a informações de diferentes fontes, poder comparar ideias e interagir em uma discussão faz com que você tenha uma maior apropriação da informação e seja um leitor mais crítico."
O Pisa, que é organizado pela OCDE (países desenvolvidos), comparou o desempenho em leitura dos alunos que leem menos on-line com os que leem mais (e leem material variado) e concluiu que o hábito de ler na internet explica 8% do aumento da nota dos alunos brasileiros. Na média dos países da OCDE, esse valor é de 3%.
"No Brasil, para muitos jovens, essa deve ser a única fonte de leitura ou, pelo menos, de leitura prazerosa -e o acesso à internet acaba melhorando as habilidades de leitura como um todo."
Simone André, do Instituto Ayrton Senna, diz acreditar que, na rede, como o aluno tem uma finalidade definida para sua leitura, isso facilita a compreensão.

"Nem precisaria haver uma pesquisa para mostrar isso. Na internet, os alunos aprendem para que serve escrever"
LUCA RISCHBIETER
consultor de tecnologia educacional da Positivo Informática


Sabemos da importância da leitura em nossas vidas e a internet está aí para ajudar os alunos, organizando as idéias e não esquecendo de ressaltar a qualidade da leitura.

E você qual sua opinião?






Nenhum comentário:

Postar um comentário