Carnaval
O Carnaval é um período de festas que tem como base o ano lunar no Cristianismo da Idade Média. Durante esse período, havia grandes festejos populares e as cidades brincavam, cada uma do seu jeito, de acordo com seus costumes. Essas festividades aconteciam, pois logo depois aconteceria a Quaresma, onde se tinham várias privações, pelo jejum de 40 dias, o que deu a origem do termo “carnaval” pelo “adeus à carne” ou “carne vale”. No Renascimento as festas agregavam os bailes de máscaras, com ricas fantasias e carros alegóricos.
O carnaval de hoje que conhecemos com desfiles e fantasias é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Nice, Nova Orleans, Toronto e o Rio de Janeiro se inspiraram na festa carnavalesca que era realizada na cidade de Paris.
No Nordeste, o carnaval de rua ainda mantém suas tradições originais em cidades como Olinda e Recife, onde as pessoas saem as ruas no ritmo do frevo e maracatu. Em Recife, uma das atrações principais são os boneco gigantes.
Mas o conhecido carnaval brasileiro nem sempre foi de escolas de samba e seus enredos, fantasias e carros alegóricos. Na década de 20, o que começou a fazer sucesso foram as Marchinhas de Carnaval. A primeira marchinha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, Ó Abre Alas. Vários intérpretes levaram as marchinhas ao seu apogeu como Carmem Miranda , Almirante, Dalva de Oliveira, Sílvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute.
Portal do Professor: http://carnavalportalprofessor.wordpress.com/
Turma da Mônica no carnaval
Para ler o quadrinho clique aqui: http://www.monica.com.br/comics/carnaval/pag1.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário